sexta-feira, 5 de junho de 2009

Segunda-feira, 01 de junho de 2009

AULA INAUGURAL

No dia 01/06/09, aconteceu a Aula Inaugural do Programa de Gestão da Aprendizagem - Gestar II , no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Mul. de Caicó-RN. A abertura deu-se às 15h com um cerimônial para uma programação mais eficaz, como também para proporcionar um abrilhantamento ao evento. A Excelentíssima Senhora Secretária Mul. de Educação, Maria das Graças Aires Rêgo, proferiu a palavra de abertura enfatizando a relevante importância da implementação do Programa GESTAR para o município de Caicó e em especial para os educandos da Rede Mul. de Ensino; objetivando elevar o índice de desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Falou também do importante papel que os Professores-Formadores de Língua Portuguesa e de Matemática iriam desempenhar. Particularmente, fiquei muito lisonjeada pelo convite e pela oportunidade de crescimento pessoal e profissional que estou tendo, sendo Formadora de Língua Portuguesa do Gestar. Fizeram-se presentes a Excelentíssima Senhora Secretária de Educaçao de São João do Sabugi-RN ,Membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, representantes dos bombeiros, Funcionários da Secretaria Mul. de Educação,Cultura e Esportes, diretores e supervisores das escolas, bem como os Professores-Cursistas de Língua Portuguesa e de Matemática. A Coordenadora Pedagógica/Administrativa do Gestar, Maria de Fátima Araújo de Lucena iniciou a apresentação do Programa para o público,falando sobre o que é o GESTAR II , os objetivos e a concepção de formação. Em seguida, apresentei os atores, os parceiros e a organização do mesmo ; ressaltando as atribuições e responsabilidades dos Professores-Formadores e dos Professores-Cursistas. Destaquei também a importância da Arte de Educar e que "Todo educador deve acender a fogueira em busca do saber."( Rubem Alves ). O Formador de Matemática, Ednaldo Henrique de Medeiros , finalizou o primeiro momento falando sobre o sistema de avaliação, os materiais de ensino-aprendizagem e a certficação do programa. houve um intervalo de 15 minutos para o lanche. Ao retornar os trabalhos, entreguei aos Professores-Cursistas um kit, contendo uma pasta, bloco de anotações,caneta e informações sobre o Guia-geral do Gestar e o material do programa. Usei o datashow para esplanar como trabalharíamos com os cadernos de Teoria e Prática e com os cadernos de Atividade de Apoio a Aprendizagem; possibilitando aos cursistas tirar as possíveis dúvidas que houvessem.E para finalizar apresentei o cronograma com as datas das Oficinas a serem ministradas. "Precisamos reconhecer não só o uso da língua como construção e mediação simbólica ; mas também a Educação como um processo de uma construção de identidades."