terça-feira, 21 de julho de 2009

TURMA DO GESTAR II


'' NOSSAS EXPERIÊNCIAS PESSOAIS NOS TRANSFORMAM EM PESSOAS DIFERENTES E QUE, COM A VIVÊNCIA NA CULTURA E EM DIFERENTES GRUPOS, PODEMOS DESENVOLVER PREFERÊNCIAS QUANTO AO MODO DE EXPRESSÃO. ''


'' MUITO VÁLIDO, POIS NOS POSSIBILITA TROCARMOS CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS. ''

JUDIH



'' O ENCONTRO DE HOJE VALEU PELAS EXPERIÊNCIAS TROCADAS ENTRE OS COLEGAS PROFESSORES E A NOSSA PROFESSORA-FORMADORA, EGLY. O QUE MAIS ME DEIXOU FELIZ FOI QUANDO FALAMOS SOBRE O DOM, HABILIDADE OU ESTÍMULO SOBRE A ESCRITA E A LEITURA. FOI UM DEBATE RIQUÍSSIMO. QUASE TODOS OS COLEGAS TINHAM UMA HISTÓRIA LEGAL DE INCENTIVO À LEITURA DENTRO DE SUAS RAÍZES FAMILIARES. ''

ELISÂNGELA



'' A CADA ENCONTRO, NOS DEIXA MAIS E MAIS CONHECIMENTOS. ''

MARIA OLIVEIRA

AVALIAÇÃO DO ENCONTRO


'' PODE-SE AFIRMAR QUE ESTE FOI MAIS UM ENCONTRO MUITO POSITIVO, POIS ADQUIRIMOS MAIS EXPERIÊNCIAS E CONHECIMENTOS PARA DESENVOLVERMOS EM NOSSAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ''
FRANCINALDO APRÍGIO

'' O ENCONTRO FOI BASTANTE PRODUTIVO, AS TROCAS DE EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS É UMA SOMA RELEVANTE PARA NOSSO CONHECIMENTO. ''
ANTÔNIA
2- COM ESSA REUNIÃO ATRAPALHADA DOS BICHOS, QUE CONCLUSÃO PODEMOS TIRAR, PARA MELHORAR A NOSSA ATUAÇÃO NA ESCOLA, EM NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO E EM NOSSA VIDA EM GERAL ?

''COM A COLABORAÇÃO TOTAL ENTRE OS 'BICHOS' QUE ATUAM NA ESCOLA. ''
ELISÂNGELA

''DEVEMOS PLANEJAR PRIMEIRO PARA PODER EXECUTAR QUALQUER TRABALHO, TEMOS QUE DÁ OPORTUNIDADE A TODOS DE EXPOR SUAS IDEIAS, SÓ ASSIM PODEMOS CHEGAR A UM CONCENSO. ''
JUDIH

''TUDO O QUE HÁ NO AMBIENTE DE TRABALHO E NA NOSSA VIDA, TEM QUE HAVER UM BOM PLANEJAMENTO PARA PODER DAR CERTO. ''
MARIA OLIVEIRA

''DEVEMOS NOS LIBERTAR DO(S) BICHO(S) COM O(S) QUAL(IS) NOS IDENTIFICAMOS, PARA QUE POSSAMOS CADA VEZ MAIS MELHORAR NOSSA PRÁTICA PEDAGÓGICA E O NOSSO AMBIENTE DE TRABALHO. ''

'' QUE DEVEMOS TRABALHAR EM EQUIPE, COM OBJETIVOS COMUNS, CADA UM SE DOANDO NAQUILO QUE FAZ DE MELHOR, PARA NOSSO CRESCIMENTO PESSOAL, PROFISSIONAL E DA INSTITUIÇÃO EM QUE TRABALHAMOS. ''
ANTÔNIA


'' EM ALGUNS MOMENTOS DA NOSSA VIDA , 'SOLTAMOS OS BICHOS' QUE ESTÃO NO NOSSO ÍNTIMO, NO NOSSO COTIDIANO, NO NOSSO 'ESTRESSE'. ENTÃO, ACABAMOS SENDO MANDÕES (ONÇA), CONVERSAMOS DEMAIS E NÃO APROVEITAMOS O MELHOR DA 'REUNIÃO' (PAPAGAIO, BORBOLETA) , ÀS VEZES SENTIMOS PREGUIÇA, CANSAÇO, MOLEZA, FICAMOS EM CIMA DO MURO (PREGUIÇA, BOI, POMBO, GATO). MUITAS OUTRAS OCASIÕES, NÃO ACREDITAMOS NO NOSSO PRÓPRIO POTENCIAL (GALINHA D ' ANGOLA), QUEREMOS SOMBRA E ÁGUA FRESCA (PATO). HÁ AINDA AQUELES MOMENTOS EM QUE NÃO ESTAMOS NEM AÍ PRA VIDA (LAGARTIXA) ; HÁ AINDA MOMENTOS DE TRABALHO EM EXCESSO (FORMIGA). PORTANTO, SOMOS BICHOS SIM : O BICHO HOMEM !

ELISÂNGELA MEDEIROS DE OLIVEIRA

DINÂMICA : A FLORESTA AMEAÇADA



1- COM QUAL(IS) BICHO(S) VOCÊ SE IDENTIFICA ?
'' COM A GALINHA D ' ANGOLA E COM A FORMIGA. ''
MARIA OLIVEIRA
'' DEPENDENDO DO MOMENTO E DA SITUAÇÃO, ACHO QUE SEMPRE TEMOS UM POUQUINHO DE CADA BICHO CITADO. ''
FRANCINALDO APRÍGIO
'' UM POUCO COM A FORMIGA. VIVO ABARROTADA DE SERVIÇO, TRABALHO BASTANTE, MAS AO CONTRÁRIO DELA, PENSO MUITO, NÃO FAÇO NADA SEM PLANEJAR. ÀS VEZES, EM MOMENTOS DE ANGÚSTIA, COM A CORRERIA DO DIA A DIA, SINTO-ME UMA GALIHA D ' ANGOLA, NÃO ACREDITO EM MIM MESMA E NA CAPACIDADE QUE TENHO DE MUDAR AQUILO QUE NÃO ACHO CERTO. ''
ANTÔNIA
'' COM A FORMIGA, POR GOSTAR DE TRABALHAR, MAS AO CONTRÁRIO DA MESMA, GOSTO DE PLANEJAR. TAMBÉM IDENTIFICO-ME COM A ONÇA, POIS ÀS VEZES SOU MANDONA. ''
JUDIH ALADIM


" A TAREFA DO PROFESSOR É A MESMA DA COZINHEIRA : ANTES DE DAR FACA E QUEIJO AO ALUNO, PROVOCAR A FOME... ''

RUBEM ALVES



SANT ' ANA SEMPRE PROTEGENDO-ME E GUIANDO MEUS PASSOS.


" A LEITURA IMPLICA ESFORÇO, APRENDIZAGEM NEM SEMPRE MUITO FÁCIL E DISPOSIÇÃO. LER E ESCREVER SÃO EXPERIÊNCIAS CONQUISTADAS PELO TRABALHO, QUE PODE, SIM, SER COMPENSADOR E TORNAR-SE PRAZER, ALEGRIA E VIAGEM. ''

FESTA DE SANT ' ANA


SALVE SANT ' ANA GLORIOSA !

5ª OFICINA

Quarta-feira, 15 de julho de 2009

PROCEDIMENTOS

. ACOLHIMENTO ;
. DINÂMICA : A FLORESTA AMEAÇADA ;
. RELATO DE EXPERIÊNCIAS ;
. LEITURA POR FRUIÇÃO : '' ESCREVER POR ESCREVER '' , JOÃO NORTE
. UNIDADE 15 - MERGULHO NO TEXTO ;
. UNIDADE 16 - A PRODUÇÃO TEXTUAL ;
. ATIVIDADE INDIVIDUAL : ATO DE ESCREVER ;
. ENCERRAMENTO : OLHE !


'' A COMPREENSÃO É UM ATO INTERPRETATIVO E CRIATIVO, DETERMINADO PELAS INTENÇÕES E PELO CONHECIMENTO DE QUEM LÊ SOMENTE PELAS PALAVRAS DE QUEM ESCREVE. ''


'' CONVÉM DIFERENCIAR O ' LER ' DO ' COMPREENDER ' O TEXTO. O LER ESTÁ RELACIONADO COM O RECONHECER AS PALAVRAS E OS SEUS SIGNIFICADOS. A COMPREENSÃO DO TEXTO UTILIZA ESSAS PALAVRAS PARA CONSTRUIR IMAGENS, PENSAMENTOS E RACIOCÍNIOS. ''

PONTECORVO



'' O LETRAMENTO SE REFERE AOS MODOS COM QUE A ESCRITA SE APRESENTA NA NOSSA SOCIEDADE, SEUS PASSOS E SUAS FUNÇÕES NAS DIFERENTES SITUAÇÕES SOCIOCOMUNICATIVAS EM QUE É UTILIZADA COLETIVA E PESSOALMENTE. ''


'' É TODA FORMA DE APRENDIZADO. O SER HUMANO SEM A PRÁTICA DA LEITURA NÃO CONSEGUE ALCANÇAR SEUS OBJETIVOS. ''

SAYONARA

'' É A AÇÃO DE ENTENDER E COMPREENDER AS COISAS POR MEIO DAS PALAVRAS.ATRAVÉS DA LEITURA NOS INFORMAMOS, COMPREENDEMOS E ENTENDEMOS O MUNDO EM QUE VIVEMOS E TAMBÉM TEMOS O PODER DE IMAGINAR O QUE QUEREMOS DELE. ''
ANTÔNIA
'' LEITURA É O PRIMEIRO PASSO PARA ADQUIRIRMOS NOVOS CONHECIMENTOS ; TAMBÉM É A OPORTUNIDADE DE VIAJARMOS ATRAVÉS DE TEXTOS, NO MUNDO DA FANTASIA ; VIVENCIARMOS EXPERIÊNCIAS MARAVILHOSAS QUE SÓ A LEITURA É CAPAZ DE NOS PROPORCIONAR.''
FÁTIMA LUCENA


'' LEITURA É A PASSAGEM PARA VIAGENS REAIS E IMAGINÁRIAS. É A BUSCA PELO CONHECIMENTO QUE É TRANSCRITO PELO HOMEM. ''

HELENO FERREIRA



'' LEITURA É TUDO DE IMPORTANTE NA VIDA DE QUALQUER SER HUMANO.É ATRAVÉS DA MESMA QUE ADQUIRIMOS CONHECIMENTOS, OPORTUNIDADES E EXPERIÊNCIAS... ''

JUDIH ALADIM



''É TUDO DE BOM ! ATRAVÉS DA LEITURA, ABRIMOS NOVOS HORIZONTES, A FLUÊNCIA DAS PALAVRAS SE TORNA MELHOR, O PODER DE COMUNICAÇÃO SE DÁ COM MAIOR FACILIDADE E SEGURANÇA. É UM MUNDO MÁGICO : VIAJAMOS,RIMOS, CHORAMOS, FICAMOS INDIGNADOS, ODIAMOS E NOS APAIXONAMOS. A LEITURA É UM LEQUE VARIADO RUMO AO SABER ; É UM ARCO-ÍRIS QUE FAZ COM QUE NOSSA(S) HISTÓRIA(S) TENHA MAIS COR A CADA DIA.É UMA VERDADEIRA PAIXÃO. SOU VICIADA DECLARADAMENTE, ' TRAÇA ' , ' ROEDORA ', ' DEVORADORA ' DE LIVROS - LEITURA. ''

ELISÂNGELA M. OLIVEIRA

O QUE É LEITURA ?





'' LEITURA É A COMPREENSÃO DE UM TEXTO OU ENUNCIADO NUMA SEQUÊNCIA LÓGICA E CRONOLÓGICA, SEJA NUMA LINGUAGEM VERBAL OU NÃO-VERBAL.NÃO É SÓ DECODIFICAR AS LETRAS, MAS TAMBÉM AS DIVERSAS FORMAS DE APRENDIZAGEM, COMO A LEITURA DE MUNDO, DE VIDA OU SEJA ; EM TUDO PODE HAVER LEITURA E CONSEQUENTEMENTE,
APRENDIZADO. ''

FRANCINALDO APRÍGIO


'' LEITURA É O PROCESSO PELO QUAL PODEMOS NOS COMUNICAR COM MAIS FACILIDADE. ''

MARIA OLIVEIRA


'' A LEITURA DO MUNDO PRECEDE OU DEVE VIR ANTES DA LEITURA DO TEXTO ESCRITO. ''


PAULO FREIRE


'' LEITURA É PRÁTICA. ''

4ª OFICINA - GESTAR

Terça-feira, 07 de julho de 2009

CRONOGRAMA

1- ACOLHIMENTO ;
2- DINÂMICA : O QUE É LEITURA ?
3- FILME : NARRADORES DE JAVÉ ;
4- ANÁLISE DO FILME ;
5- LEITURA POR FRUIÇÃO : O QUE É LETRAMENTO ;
6- RELATO DE EXPERIÊNCIAS ;
7- UNIDADE 13 ;
8- UNIDADE 14 ;
9- PROJETO PARA FINALIZAÇÃO DO PROGRAMA ;
10-TEXTO : O PROFESSOR E A LEITURA ;
11- AVALIAÇÃO DO ENCONTRO ;
12- ENCERRAMENTO : A FELICIDADE DOS SIMPLES