terça-feira, 25 de agosto de 2009

Leitura por fruição

DEFICIÊNCIAS
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino."Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui."Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores."Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês."Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia."Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda."Diabético" é quem não consegue ser doce."Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre."



(Mario Quintana)


Eu e Maria Oliveira, fazendo a leitura compartilhada do memorial.


Eu e Judih na aplicação de dinâmicas.


Eu e Fátima, organizadora do lanche.


Cursistas Judih e Maria Oliveira


" À medida que vamos lendo e atribuindo sentido a um texto, vamos articulando o que diz o texto com o que já sabemos a respeito do assunto e da situação. "

" Diferentes leitores, com diferentes informações prévias, com diferentes visões de mundo, podem atribuir níveis de coerência diferentes ao mesmo texto. "

7ª OFICINA

Quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pauta do Encontro :

1 - Acolhimento ;
2 - Dinâmica dos nomes a partir de gestos ;
3 - Leitura compartilhada dos memoriais ;
4 - Relato de experiências ;
5 - Unidade 18 - A coerência textual ;
6 - Slides : Imagens ocultas ;
7 - Avaliação diagnóstica de entrada ;
8 - Leitura reflexiva : Deficiências - Mario Quintana ;
9 - Encerramento : Trios importantes - Chico Xavier .