segunda-feira, 31 de agosto de 2009

HISTÓRIA MALUCA




" Inteligência não é possuir todas as ferramentas. inteligência é possuir poucas (para andar leve) e saber onde encontrar as que não se têm, na eventualidade de se precisar delas. SABEDORIA NÃO É TER. É SABER ONDE ENCONTRAR. ''


" Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática. "


'' A coerência textual se constroi na relação entre o texto e seu contexto ; a coesão se constroi na inter-relação entre as partes do texto , fazendo dele um todo significativo. "

domingo, 30 de agosto de 2009

8ª OFICINA

Quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O oitavo Encontro presencial do GESTAR II foi realizado no dia 20/08/09 , na Escola Bernadete Ginane.
Cronograma das atividades desenvolvidas :
. Boas vindas ;
. Dinâmica do presente : O que compro do meu colega ? O que peço emprestado ao meu colega ? O que dou a meu colega ? ;
. Relato das práticas de ensino ;
. Unidade 19 - TP5 - Coesão textual ;
. História Maluca ;
. Dinâmica : Balas do crescimento ;
. Auto-avaliação ;
. Vídeo-mensagem : Deus cuida de mim .

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Leitura por fruição

DEFICIÊNCIAS
"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino."Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui."Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores."Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês."Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia."Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda."Diabético" é quem não consegue ser doce."Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.
"A amizade é um amor que nunca morre."



(Mario Quintana)


Eu e Maria Oliveira, fazendo a leitura compartilhada do memorial.


Eu e Judih na aplicação de dinâmicas.


Eu e Fátima, organizadora do lanche.


Cursistas Judih e Maria Oliveira


" À medida que vamos lendo e atribuindo sentido a um texto, vamos articulando o que diz o texto com o que já sabemos a respeito do assunto e da situação. "

" Diferentes leitores, com diferentes informações prévias, com diferentes visões de mundo, podem atribuir níveis de coerência diferentes ao mesmo texto. "

7ª OFICINA

Quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Pauta do Encontro :

1 - Acolhimento ;
2 - Dinâmica dos nomes a partir de gestos ;
3 - Leitura compartilhada dos memoriais ;
4 - Relato de experiências ;
5 - Unidade 18 - A coerência textual ;
6 - Slides : Imagens ocultas ;
7 - Avaliação diagnóstica de entrada ;
8 - Leitura reflexiva : Deficiências - Mario Quintana ;
9 - Encerramento : Trios importantes - Chico Xavier .

domingo, 23 de agosto de 2009

MEMORIAL DE MARIA OLIVEIRA DE MEDEIROS

LEMBRO-ME DA PRIMEIRA ESCOLA EM QUE ESTUDEI, FICAVA NA VILA DO AÇUDE ITANS ; HOJE É UMA RESIDÊNCIA. NESSA ANTIGA ESCOLA , FIZ O PRIMEIRO E O SEGUNDO ANO FRACO. NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA A NOMENCLATURA ALFABETIZAÇÃO ; LOGO DEPOIS CONSTRUÍRAM UM ESCRITÓRIO QUE PASSOU A FUNCIONAR COMO PRÉDIO ESCOLAR , E LÁ ESTUDEI O TERCEIRO E O QUARTO ANO ,E O QUINTO ANO ESTUDEI NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR GUERRA.

MINHA PROFESSORA FAZIA QUASE TODOS OS DIAS LEITURA , TAMBÉM LEMBRO QUE EXISTIA A PALMATÓRIA E OS CAROÇOS DE MILHO , PARA AQUELES QUE NÃO SABIAM LER, E COM CERTEZA ERA USADO O MÉTODO TRADICIONALISTA. CERTAMENTE, A PREOCUPAÇÃO DE ENSINAR O ALFABETO ESTAVA BEM MAIS PRESENTE DO QUE ENSINAR AO ALUNO, NO DESENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DA LEITURA.

NA MINHA INFÂNCIA NÃO TIVE ACESSO A LIVROS, POIS MEUS PAIS NÃO TINHAM CONDIÇÕES , SÓ COMPRAVAM O MATERIAL NECESSÁRIO À ESCOLA. MEU AVÕ CONTAVA ALGUMAS HISTÓRIAS E TODOS OS NETOS FICAVAM ESCUTANDO-LHE MUITO FELIZES.

LEMBRO DE UMA CARTILHA QUE LI, ONDE EM UM DOS TEXTOS FALAVA DE UMA PERSONAGEM DE NOME SARITA E OUTRO QUE ERA UPA , UPA CAVALINHO !

COMO OS PAIS SÓ PENSAVAM NA MELHOR EDUCAÇÃO PARA OS FILHOS, MEUS PAIS MESMO TENDO ESTUDADO APENAS AS SÉRIES INICIAIS, INCENTIVAVAM SEUS FILHOS A ESTUDAREM.

NÃO LEMBRO EXATAMENTE QUAL FOI A AULA MAIS MARCANTE, MAS LEMBRO-ME QUE TODAS AS DISCIPLINAS TINHAM ALGO ESPECIAL E EU PRECISAVA APRENDER UM POUCO DE TODAS.

ANTIGAMENTE, NO PRIMEIRO, NO SEGUNDO E NO TERCEIRO ANO , NÃO EXISTIA A BIBLIOTECA , JÁ NO QUARTO E NO QUINTO ANO A PROFESSORA NOS LEVAVA À BIBLIOTECA E DO SEXTO AO OITAVO ANO , ÍAMOS PESQUISAR NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL .

RECORDO-ME COM SAUDADES DA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA ,MARIA FRANCISCA, A QUAL EU TINHA UM GRANDE AFETO.

ACHO QUE TODOS OS CONTEÚDOS FORAM IMPORTANTES NA MINHA FORMAÇÃO, MAS DESTACO OS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. AS DISCIPLINAS QUE EU TINHA UM POUCO DE PREGUIÇA DE ASSISTIR AS AULAS ERAM EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E OSPB ; MAS EU NÃO AS CONSIDERO INÚTEIS , POIS TIVERAM SUA PARTE DE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. ESSAS DISCIPLINAS NÃO DEVERIÃO TER SAÍDO DA GRADE CURRICULAR.

HOUVE UMA LEITURA QUE MARCOU-ME NO ENSINO MÉDIO, FOI UM POEMA : A CANÇÃO DO EXÍLIO DE GONÇALVES DIAS , SUA POPULARIDADE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A DOIS FATORES , O TEMA NACIONALIDADE ( ALÉM DA EXATIDÃO DA NATUREZA E DA PÁTRIA, TAMBÉM HAVIA UMA CONSTANTE OPOSIÇÃO ENTRE O BRASIL E PORTUGAL - O ADVÉRBIO 'LÁ' REFERIA-SE AO BRASIL E O ADVÉRCIO 'CÁ' A PORTUGAL).

QUANDO ENTREI NA UNIVERSIDADE, DIANTE DOS NOVOS CONHECIMENTOS, ACHEI TUDO MUITO ESTRANHO. SO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EXPLICAVAM TUDO PASSO A PASSO, ENQUANTO QUE NA UNIVERSIDADE, ERA MUITO DIFERENTE, POIS EXPLICAVAM POUQUÍSSIMO E JOGAVAM-NOS APOSTILAS. OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ENTENDEM MAIS O ALUNO, ENQUANTO QUE OS DO ENSINO SUPERIOR SÃO MAIS ESQUISITOS. NA RELAÇÃO DE INTEGRAÇÃO , ACHEI MUITO ESTRANHO, POIS MUITAS VEZES, NÓS SAÍAMOS DA SALA DE AULA PARA ASSISTIRMOS AULA EM OUTRA SALA ; SEM FALAR NOS TEXTOS QUE LÍAMOS, QUE ERAM INTERMINÁVEIS E NÃO LEMBRO MUITO BEM QUAIS FORAM.

FAZ POUCO TEMPO QUE ATUO NA DOSCÊNCIA, HÁ CINCO ANOS. ACHAVA QUE SER PROFESORA ERA MUITO DIFÍCIL E QUASE QUE EU NÃO ASSUMIA ESSA PROFISSÃO. ESTOU COMEÇANDO A ADAPTAR-ME A MESMA E AGORA TENHO QUE ESTUDAR MUITO PARA EU ADQUIRIR CONHECIMENTOS PARA PODER MEDIÁ-LOS AOS MEUS ALUNOS ; COMO TAMBÉM DESCOBRI QUE É ENSINANDO QUE SE APRENDE.


'' O sujeito aprende a sua língua em convívio com a família, amigos, pessoas que estão ao seu redor e participam do seu cotidiano. Ele vai internalizando no contato com os outros elementos do grupo. ''


Edvan

Francinaldo e Ednaldo .


O GESTAR NOS PROPORCIONA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ; COMO TAMBÉM ESTREITA OS LAÇOS DE AMIZADE .


MOMENTO DE DESCONTRAÇÃO ENTRE OS CURSISTAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATÉMÁTICA .


Eu e Raimundinha .


Eu e Maria Gorete .


Raimunda e Maria Gorete , parceiras colaboradoras na organização do lanche .


" O estilo é o homem. "

" A Estilística se interessa pelos usos linguísticos correspondentes às diversas funções da linguagem na poesia e na estrutura do texto. "


Dinâmica aplicada .

6ª OFICINA

Quarta-feira, 05 de agosto de 2009

Cronograma do encontro presencial :

1 - Acolhimento ;
2 - Dinâmica ; Marcos em minha trajetória ;
3 - Leitura compartilhada : 10 coisas que fazem as pessoas realmente comprometidas ;
4 - Trabalho pessoal ; produção de um memorial ;
5 - Unidade 17 - Estilística ;
6 - Slides : O catador de pensamentos ;
7 - Leitura por fruição : Zoom ;
8 - Mensagem final em vídeo : Ler devia ser proibido !