LEMBRO-ME DA PRIMEIRA ESCOLA EM QUE ESTUDEI, FICAVA NA VILA DO AÇUDE ITANS ; HOJE É UMA RESIDÊNCIA. NESSA ANTIGA ESCOLA , FIZ O PRIMEIRO E O SEGUNDO ANO FRACO. NAQUELA ÉPOCA NÃO EXISTIA A NOMENCLATURA ALFABETIZAÇÃO ; LOGO DEPOIS CONSTRUÍRAM UM ESCRITÓRIO QUE PASSOU A FUNCIONAR COMO PRÉDIO ESCOLAR , E LÁ ESTUDEI O TERCEIRO E O QUARTO ANO ,E O QUINTO ANO ESTUDEI NA ESCOLA ESTADUAL SENADOR GUERRA.
MINHA PROFESSORA FAZIA QUASE TODOS OS DIAS LEITURA , TAMBÉM LEMBRO QUE EXISTIA A PALMATÓRIA E OS CAROÇOS DE MILHO , PARA AQUELES QUE NÃO SABIAM LER, E COM CERTEZA ERA USADO O MÉTODO TRADICIONALISTA. CERTAMENTE, A PREOCUPAÇÃO DE ENSINAR O ALFABETO ESTAVA BEM MAIS PRESENTE DO QUE ENSINAR AO ALUNO, NO DESENVOLVIMENTO E COMPREENSÃO DA LEITURA.
NA MINHA INFÂNCIA NÃO TIVE ACESSO A LIVROS, POIS MEUS PAIS NÃO TINHAM CONDIÇÕES , SÓ COMPRAVAM O MATERIAL NECESSÁRIO À ESCOLA. MEU AVÕ CONTAVA ALGUMAS HISTÓRIAS E TODOS OS NETOS FICAVAM ESCUTANDO-LHE MUITO FELIZES.
LEMBRO DE UMA CARTILHA QUE LI, ONDE EM UM DOS TEXTOS FALAVA DE UMA PERSONAGEM DE NOME SARITA E OUTRO QUE ERA UPA , UPA CAVALINHO !
COMO OS PAIS SÓ PENSAVAM NA MELHOR EDUCAÇÃO PARA OS FILHOS, MEUS PAIS MESMO TENDO ESTUDADO APENAS AS SÉRIES INICIAIS, INCENTIVAVAM SEUS FILHOS A ESTUDAREM.
NÃO LEMBRO EXATAMENTE QUAL FOI A AULA MAIS MARCANTE, MAS LEMBRO-ME QUE TODAS AS DISCIPLINAS TINHAM ALGO ESPECIAL E EU PRECISAVA APRENDER UM POUCO DE TODAS.
ANTIGAMENTE, NO PRIMEIRO, NO SEGUNDO E NO TERCEIRO ANO , NÃO EXISTIA A BIBLIOTECA , JÁ NO QUARTO E NO QUINTO ANO A PROFESSORA NOS LEVAVA À BIBLIOTECA E DO SEXTO AO OITAVO ANO , ÍAMOS PESQUISAR NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL .
RECORDO-ME COM SAUDADES DA PROFESSORA DE LÍNGUA PORTUGUESA ,MARIA FRANCISCA, A QUAL EU TINHA UM GRANDE AFETO.
ACHO QUE TODOS OS CONTEÚDOS FORAM IMPORTANTES NA MINHA FORMAÇÃO, MAS DESTACO OS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. AS DISCIPLINAS QUE EU TINHA UM POUCO DE PREGUIÇA DE ASSISTIR AS AULAS ERAM EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA E OSPB ; MAS EU NÃO AS CONSIDERO INÚTEIS , POIS TIVERAM SUA PARTE DE CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO. ESSAS DISCIPLINAS NÃO DEVERIÃO TER SAÍDO DA GRADE CURRICULAR.
HOUVE UMA LEITURA QUE MARCOU-ME NO ENSINO MÉDIO, FOI UM POEMA : A CANÇÃO DO EXÍLIO DE GONÇALVES DIAS , SUA POPULARIDADE ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA A DOIS FATORES , O TEMA NACIONALIDADE ( ALÉM DA EXATIDÃO DA NATUREZA E DA PÁTRIA, TAMBÉM HAVIA UMA CONSTANTE OPOSIÇÃO ENTRE O BRASIL E PORTUGAL - O ADVÉRBIO 'LÁ' REFERIA-SE AO BRASIL E O ADVÉRCIO 'CÁ' A PORTUGAL).
QUANDO ENTREI NA UNIVERSIDADE, DIANTE DOS NOVOS CONHECIMENTOS, ACHEI TUDO MUITO ESTRANHO. SO PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EXPLICAVAM TUDO PASSO A PASSO, ENQUANTO QUE NA UNIVERSIDADE, ERA MUITO DIFERENTE, POIS EXPLICAVAM POUQUÍSSIMO E JOGAVAM-NOS APOSTILAS. OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ENTENDEM MAIS O ALUNO, ENQUANTO QUE OS DO ENSINO SUPERIOR SÃO MAIS ESQUISITOS. NA RELAÇÃO DE INTEGRAÇÃO , ACHEI MUITO ESTRANHO, POIS MUITAS VEZES, NÓS SAÍAMOS DA SALA DE AULA PARA ASSISTIRMOS AULA EM OUTRA SALA ; SEM FALAR NOS TEXTOS QUE LÍAMOS, QUE ERAM INTERMINÁVEIS E NÃO LEMBRO MUITO BEM QUAIS FORAM.
FAZ POUCO TEMPO QUE ATUO NA DOSCÊNCIA, HÁ CINCO ANOS. ACHAVA QUE SER PROFESORA ERA MUITO DIFÍCIL E QUASE QUE EU NÃO ASSUMIA ESSA PROFISSÃO. ESTOU COMEÇANDO A ADAPTAR-ME A MESMA E AGORA TENHO QUE ESTUDAR MUITO PARA EU ADQUIRIR CONHECIMENTOS PARA PODER MEDIÁ-LOS AOS MEUS ALUNOS ; COMO TAMBÉM DESCOBRI QUE É ENSINANDO QUE SE APRENDE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário