quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

3ª ETAPA DO GESTAR II

SEMINÁRIO FINAL DE APRESENTAÇÃO DO GESTAR II

MEDIANTE AS 17 OFICINAS MINISTRADAS NO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DE CAICÓ-RN ; PERCEBE-SE UM RESULTADO SATISFATÓRIO E RELEVANTE NO PLANEJAMENTO, ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS COM OS CURSISTAS ; ONDE OS MESMOS TIVERAM UMA PARTICIPAÇÃO ATIVA E UM APROVEITAMENTO E UMA FREQUÊNCIA DE 100%.
OS ENCONTROS PRESENCIAIS REALIZARAM-SE EM UM CLIMA AMIGÁVEL E INTERATIVO, ONDE HOUVE A TROCA DE EXPERIÊNCIAS, A PARTLHA DE SABERES, A BUSCA PARA SOLUCIONAR PROBLEMAS E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO.
NÃO HOUVE DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR II NAS ESCOLAS, ONDE AS MESMAS FORAM RECEPTIVAS E ESPERANÇOSAS PARA A FUNCIONALIDADE E O SUCESSO DO MESMO.RECEBEMOS O TOTAL APOIO DA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA, A SENHORA MARIA DAS GRAÇAS ALBUQUERQUE AIRES , COMO TAMBÉM DA COORDENADORA ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA, FATMA LUCENA.
OS CURSISTAS ENCONTRAM-SE MARAVILHADOS E FASCINADOS COM O GESTAR II, OS MESMOS ESTÃO DESENVOLVENDO-O EM SUAS ESCOLAS COM BASTANTE MAESTRIA E EFICÁCIA, PROPORCIONANDO-LHES MUDANÇAS, TRANSFORMAÇÕES E UM NOVO OLHAR E PENSAR SOBRE A PRÁTICA-PEDAGÓGICA.O GESTAR TAMBÉM ESTÁ PROPORCIONANDO UM INTERESSE REAL E PRODUTIVO EM RELAÇÃO AOS GÊNEROS TEXTUAIS, AS VARIANTES LINGUÍSTICAS E A PRODUÇÃO TEXTUAL.AS OFICINAS MINISTRADAS DESPERTARAM O GOSTO, A CURIOSIDADE E A CRIATIVIDADE NAS PRODUÇÕES INDIVIDUAIS E COLETIVAS DOS CURSISTAS, REFLETINDO ASSIM NA PRÁTICA ESCOLAR E NA MELHORIA DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS EDUCANDOS.
DIANTE DO QUE FOI EXPOSTO, PERCEBE-SE QUE O GESTAR II ESTÁ MODIFICANDO A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE CAICÓ-RN, NO TOCANTE AO PROGRESSO DOS CURSISTAS, COMO TAMBEM DOS SEUS EDUCANDOS.DE ACORDO COM O RELATO DE EXPERIÊNCIAS DOS CURSISTAS, OS EDUCANDOS ESTÃO DESENVOLVENDO A CADA DIA SUAS PRODUÇÕES TEXTUAIS, COMO TAMBÉM ESTÁ HAVENDO O INTERESSE PELA LEITURA E PELOS DIVERSOS TIPOS DE GÊNEROS TEXTUAIS.A LEITURA IMPLICA ESFORÇO, APRENDIZAGEM NEM SEMPRE MUITO FÁCIL E DEDICAÇÃO.LER E ESCREVER SÃO EXPERIÊNCIAS CONQUISTADAS PELO TRABALHO, QUE PODE, SIM ,SER COMPENSADOR E TORNAR-SE PRAZER, ALEGRIA E VIAGEM.
UM PROFESSOR EMPREENDEDOR NÃO APENAS DÁ COM MAESTRIA SUAS AULAS, MAS CONQUISTA O TERRITÓRIO DA EMOÇÃO DE SEUS ALUNOS, CONTA-LHES HISTÓRIAS, CONTA-LHES AS AVENTURAS DO CIENTÍSTA PARA PRODUZIR CONHECIMENTO, INSPIRA-LHES A INTELIGÊNCIA, PREPARA-OS PARA A VIDA.
NINGUÉM NASCE EDUCADOR OU MARCADO PARA SER EDUCADOR. A GENTE SE FAZ EDUCADOR, A GENTE SE FORMA COMO EDUCADOR, PERMANENTEMENTE, NA PRÁTICA E NA REFLEXÃO DA PRÁTICA.

Um comentário:

  1. Querida Egly, obrigada por sua dedicação ao GestarII. Fico feliz ao descobrir em seus encontros coms o cursistas, algo que socializei com o grupo em nossas formações.
    Foi um prazer conhecê-la. Continue assim!
    Um grande abraço!
    Lenita

    ResponderExcluir